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Páscoa: Coma chocolate sem descuidar da saúde

O chocolate tem como principal ingrediente o cacau, uma fruta que contém substâncias antioxidantes, que reduzem o risco de doenças cardiovasculares elevando os índices de HDL (colesterol bom), ajudam a liberar hormônios como serotonina (responsável pelo prazer e bem-estar). Por liberar essas substâncias que nos dão prazer algumas pessoas se tornam dependentes, levando pelo excesso de consumo. O cacau também carrega uma grande quantidade de nutrientes, incluindo vitaminas e sais minerais, como zinco (auxilia no sistema imunológico), fibras alimentares (auxiliam no funcionamento intestinal), magnésio, ferro e cafeína.

Porém grandes quantidades de chocolates podem ser prejudiciais à saúde, uma vez que podem elevar os índices glicêmicos na corrente sanguínea, podem se depositar nas células adiposas, e até mesmo no fígado, levando ao excesso de peso, estimulam a produção de sebo na pele devido à grande quantidade de gordura, e podendo também causar dependência.

Quais são os benefícios do chocolate? Dicas para aproveitar sem culpa

Se você ama chocolate, não precisa deixar de comer o doce por conta da dieta e da saúde. O chocolate possui benefícios que fazem bem ao corpo, ao coração e pode até turbinar o seu treino em casa ou na academia. No entanto, é preciso moderação: o consumo excessivo de chocolate interfere no bom funcionamento do organismo.

O chocolate é rico em benefícios que fazem bem para o corpo e para a saúde. Por isso, está liberado comer o doce – ainda mais com a Páscoa se aproximando! Mas não dá para exagerar, afinal o chocolate em excesso pode comprometer o funcionamento do seu organismo.

Prefira os chocolates com maior concentração de cacau

É no cacau que estão os benefícios do chocolate. Rico em nutrientes, o cacau possui vitaminas, minerais e gordura boa que fazem bem ao coração, diminuem a pressão arterial e estabilizam a glicose no sangue. Por isso, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais indicado ele é para o consumo. Nesse caso, deixe de lado aquele bombom cheio de açúcar e prefira os chocolates que tenham, pelo menos, 70% cacau na composição. A vantagem? Dá para comer um pouco todo dia sem peso na consciência!

O chocolate pode melhorar sua performance na academia

Não, você não está lendo errado! O chocolate pode ser um aliado no seu treino, se você fizer a escolha certa. Isso porque o cacau tem função vasodilatadora, ou seja, aumenta a oxigenação e a circulação do sangue no corpo, o que pode te deixar mais disposta e pronta para arrasar na atividade física. Então, se você já segue uma alimentação saudável e tem uma rotina regular de exercícios, experimente incluir o chocolate 70% antes de treinar.

O chocolate te deixa mais feliz!

Não é à toa que dizem por aí que comer chocolate traz felicidade. Essa fama já foi comprovada em diversos estudos, pois, entre os nutrientes do cacau, a triptofano é o responsável pela produção de endorfina e serotonina no corpo, que dão aquela sensação de paz, relaxamento e bem-estar no corpo e na mente. E sim, é por isso que você fica com vontade de um chocolate durante TPM, em que os níveis de serotonina estão mais baixos.

Aposte nos benefícios do chocolate para cuidar da pele e dos cabelos

Se comer chocolate não é muito a sua vibe, você pode aproveitá-lo para cuidar da pele e dos cabelos. Máscaras caseiras feitas com chocolate mantém a pele jovial e hidratada e você pode fazer uma vez por semana, ou a cada 15 dias, se preferir. Nos fios, o cacau tem ação semelhante e deixa os cabelos mais hidratados e cheios de brilho. Nesse caso, vale experimentar produtos que tenham esse ingrediente na fórmula.