Saúde

Seis dicas para cuidar da saúde dos olhos

Notebook ligado o dia todo, WhatsApp bombando, crianças jogando online, conectadas à TV, ao tablet ou disputando o celular com os pais, que o utilizam para trabalhar. Nos últimos meses, essa tem sido a rotina da maioria das pessoas, que já estão se habituando às atividades virtuais no dia a dia. E para quem mora sozinho, o cenário não é muito diferente. O uso de eletrônicos se intensificou muito, seja para ler, trabalhar, relaxar ou se conectar a outras pessoas. Uma verdadeira explosão digital, que surpreendeu até os mais acostumados ao universo virtual.

Segundo pesquisa da Squid, empresa especializada em marketing de influência, quase 90% das pessoas aumentaram o uso de eletrônicos durante a quarentena. A pesquisa revela ainda que o uso do celular aumentou 88,4%, o da televisão cresceu 62,1% e o do computador 43,6% - números alarmantes para a saúde dos olhos, que passaram a ficar muito mais expostos aos malefícios da luz azul.

Sensação de "olho seco", coceira e irritação nos olhos, acompanhados ou não de dor de cabeça e náuseas têm sido os sintomas mais comuns entre pessoas que passam muito tempo em frente aos eletrônicos. Mas como acabar com o desconforto sem abrir mão dos eletrônicos? Confira abaixo algumas dicas para ajudar a manter a saúde dos olhos em dia:

Exame oftalmológico: Consulte regularmente o seu oftalmologista, esse é o primeiro passo para garantir a saúde dos seus olhos. Quando procurar o médico, pense bem e responda minuciosamente cada pergunta feita por ele. Lembre-se de acrescentar detalhes específicos, como por exemplo, se você passa mais tempo exposto ao celular ou ao computador, se dirige muito, se fica muitas horas sob a luz direta do sol etc, esses dados são importantes para ajudar a definir o seu padrão visual.

Iluminação adequada: Reduzir o brilho das telas e manter o ambiente onde os eletrônicos são utilizados bem iluminados é fundamental. De acordo com oftalmologistas, o escuro faz com que as pupilas dilatem e a luz das telas seja mais prejudicial aos tecidos oculares. Além disso, a luz azul emitida pelas telas é capaz de bloquear a produção de melatonina, causando insônia.

Pausas periódicas: Tente se levantar e sair da frente dos eletrônicos pelo menos a cada hora e caminhar ou alongar os músculos durante 5 a 10 minutos. Da mesma forma que o seu corpo precisa de exercícios físicos, exercícios para os olhos também podem beneficiar a sua saúde. A regra 20-20-20 é uma excelente forma de relaxar e, ao mesmo tempo, exercitar os seus olhos. É muito simples: tire os olhos da tela a cada 20 minutos e foque em um objeto a 20 metros de distância durante 20 segundos.

Pisque, pisque e pisque: Ao trabalhar ao computador ou se concentrar no smartphone ou TV, você tende a piscar menos e a não fechar completamente as pálpebras. Piscar umedece os olhos e evita que se ressequem e fiquem irritados. Por isso, quando fizer as pausas periódicas, lembre-se de piscar intensa e prolongadamente.

Óculos ideais: Os óculos podem ajudar a reduzir a sensação de vista cansada, e há várias opções disponíveis. Por isso, é muito importante entender as tecnologias aplicadas às lentes e o tipo de proteção que elas oferecem, bem como seguir a orientação do seu oftalmologista. Existem lentes modernas que contam com um filtro de luz azul que protege os olhos dos raios nocivos emitidos por equipamentos eletrônicos.

Escolhas saudáveis: Os olhos adoram hortaliças. Procure comer muitos legumes verdes, como brócolis, espinafre e couve, e também cenouras. A hidratação é outro ponto muito importante, sobretudo se você sofre de ressecamento nos olhos. É fundamental se manter hidratado para garantir que os olhos recebam a umidade de que necessitam. Para finalizar, uma boa noite de descanso – isso ajudará os seus olhos a se recuperarem do esforço realizado.